Pão light, integral ou com grãos?

Seg, 09 de maio, 2016

Difícil imaginar um dia sem consumir pão, alimento indispensável na mesa do brasileiro, especialmente no café da manhã.

Uma alternativa são os pães integrais, por serem mais nutritivos. “O pão francês é composto apenas de farinha refinada, pobre em fibras e nutrientes. Este tipo de carboidrato colabora para o aumento de gordura abdominal e não causam tanta saciedade como os integrais. Já os integrais fazem bem pela ação das fibras e trazem saciedade e devem ser sempre priorizados. Para aqueles que gostam muito do francês, ele pode ser consumido no fim de semana, e sem miolo”, orienta a nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional.

Principais diferenças entre alguns tipos de pães:

Tradicional: contém apenas farinha refinada, menor teor em fibras e nutrientes.

Integral: de uma forma geral, tem uma porcentagem maior de farinha integral que branca. Porém, já existem algumas marcas que possuem 100% de farinha integral. Para saber se possui mais farinha integral que branca, basta olhar no rótulo na lista de ingredientes e ver o que vem primeiro. É muito importante verificar o teor de fibras nesse produto, é ideal que tenha mais que 2,5 gramas de fibra por porção de 50 gramas do produto.

Light: considera-se quando tem diminuição de pelo menos 25% de algum nutriente (carboidrato, açúcar, gordura, sódio, etc.) ou valor calórico em relação à versão normal, podendo ser encontrado na forma tradicional ou integral.

Com grãos: possui em sua composição grãos, trazendo mais fibras e sabor. Podendo oferecer diversidade de nutrientes, principalmente vitaminas e minerais.



   Ver todas as dicas de nutrição
   Mais dicas de nutrição


Produtos