Gergelim - Um grande aliado para uma vida saudável

Sáb, 07 de maio, 2016

A semente de gergelim contém grande variedade de princípios nutriticionais como ~52% de lipídos (ou gorduras), basicamente ácidos graxos insaturados, o que confere grande eficácia na redução do nível de colesterol no sangue. Nesta fração oleosa encontra-se a lecitina, substância que desempenha importante papel adstringente no organismo, além de componente do tecido nervoso. Presente no sangue, sêmen e bílis, intervém na função das glândulas sexuais.

Poderoso emulsionante, a lecitina facilita a emulsificação das gorduras 'ruins' em meio aquoso, especialmente o colesterol de baixa densidade (LDL), evitando que se deposite nas paredes de vasos e artérias. O gergelim é, juntamente com a soja, o alimento mais rico em lecitina.

Com fração proteíca (20 %) de alto valor biológico, formada por 15 aminoácidos, com elevada proporção de metionina (aminoácido essencial).
As principais vitaminas: E (tocoferol), B1 ou tiamina (0,1 mg por 100 g) e a B2 ou riboflavina (0,24 mg por 100 g).

Como toda boa semente oleaginosa, o gergelim é rico em minerais e oligoelementos, especialmente cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo.

Sua ação de laxante suave é devido a presença de mucilagens que se desenvolvem após sua hidratação prévia em água filtrada.

Existem três tipos de sementes de gergelim: as de cor branca, marrom e preta. O gergelim preto é o mais rico em cálcio. É muito eficiente para lavagens vaginais prevenindo infecções e corrimentos.

Indicado pela medicina Ayurvédica para diminuir a acidez do sangue, fortalecer a pele e principalmente para aumentar a atividade cerebral. Ameniza os efeitos de sobrecarga física e é importante fonte de reposição de cálcio.

O gergelim apresenta sabor doce, característica neutra e ação principal no fígado e nos rins, onde aumenta a essência (Yin) e fortalece suas funções. Igualmente, tem efeito tonificador sobre o sangue.

INDICAÇÕES PARA O USO DO GERGELIM
- Combate esgotamento nervoso ou mental;
- Combate o estresse e perda de memória;
- Combate a depressão nervosa, irritabilidade ou desequilíbrio nervoso;
- Previne o enfarto do miocárdio e a trombose arterial;
- Tonifica o fígado e os rins;
- Umedece os cinco órgãos;
- Fortalece os tendões e os ossos;
- Tonifica o estômago e os intestinos;
- Acalma o Qi do fígado;
- Clareia a visão;
- Refresca o sangue;
- Libera os efeitos tóxicos do calor;
- Tônico geral, principalmente após hemorragias;
- Trata deficiências de Qi baço, pâncreas e rins;
- Fortalece os membros inferiores;
- Combate dores lombares, de joelhos e reumatismos;
- Previne impotência sexual e;
- Evita a queda e branqueamento precoce dos cabelos.


Gergelim e o Sistema Digestivo

O gergelim umedece e lubrifica os intestinos. Esta ação deve-se à presença de ácido linol presente na casca de gergelim, aumentando o peristaltismo intestinal, o trânsito do bolo alimentar e ativando a circulação sangüínea na parede intestinal. Evita e trata a prisão de ventre e as hemorróidas. Nas gestantes com prisão de ventre em que o uso de laxativos é contra-indicado, deve-se tomar sucos desintoxicantes com gergelim para tratar este inconveniente.

O gergelim nutre e fortalece a energia dos rins, aumentando, conservando e repondo a essência sexual.

Age sobre o coração, através dos rins, evitando as taquicardias. Conserva e nutre os cabelos evitando o branqueamento precoce, pois normaliza a função da melanina.

Associando-se o gergelim à papa de arroz integral, promove-se o aumento da lactação, pelo efeito já conhecido sobre a Energia do Canal Curioso do Vaso da Concepção.

O gergelim é utilizado para aumentar a acuidade visual, quer seja diurna ou noturna,  explicada pelo seu rico teor de vitamina A. A partir dos 45 anos, quando começa a diminuição da acuidade visual, é aconselhável ingerir gergelim de modo rotineiro. Outra ação é sobre a hiperexcitabilidade do nervo periférico levando ao quadro de neurite. O gergelim também tem ação antinflamatória dos nervos periféricos.

O gergelim tem efeito benéfico sobre a qualidade nutricional do sangue e seu teor ideal de ferro. Também atua aumentando a resistência das paredes dos vasos sangüíneos, fortalecendo todas as células do corpo.



   Ver todas as dicas de nutrição
   Mais dicas de nutrição


Produtos